iG

Publicidade

Publicidade
21/07/2009 - 18:40

Os melhores livros sobre mídias sociais

Compartilhe: Twitter

Atualmente é uma muito difí­cil encontrar bons livros sobre mídias sociais. Tem muita coisa sendo publicada por ai, mas na grande maioria dos casos a qualidade do conteúdo deixa a desejar.

Como o movimento ainda é novo e existe uma forte demanda dos profissionais de marketing por livros que tratam desse assunto, editoras de todos os portes estão colocando no mercado qualquer coisa que lembre redes sociais ou Web 2.0.

O problema é que por falta de conhecimento e, principalmente, falta de opção muita gente tem adquirido livros que, no final das contas, trazem conceitos incompletos ou distorcidos sobre estratégias e ferramentas de mídias sociais.

Por isso, para ajudar quem está procurando por bons livros sobre o assunto, fiz uma lista com a contribuição de leitores e amigos.

(Lista atualizada em 01/03/2011)

A Revolução das Mídias Sociais – André Telles
Manual de Marketing em Mídias Sociais – Darren Barefoot e Julie Szabo
Liderança Aberta – Como as mídias sociais transformam o modo que lideramos – Charlene Li
Web 2.0: A Strategy Guide: Business thinking and strategies behind successful Web 2.0 implementations – Amy Shuen
Buzz Marketing – Mark Hughes
Ponto de Virada – Malcolm Gladwell
The Long Tail – Chris Anderson
Social Media is a Cocktail Party: Why You Already Know the Rules of Social Media Marketing – Jim Tobin, Lisa Braziel
Wikinomics, como a comunicação em massa pode mudar seu negócio – Don Tapscot
The Social Media Bible – Lon Safko/David Brake
New Rules of Marketing and PR – David Meerman Scott
Naked Conversations – Shel Israel e Robert Scoble
Join the Conversation – Joseph Jaffe
Now Is Gone: A Primer on New Media for Executives and Entrepreneurs – Brian Solis, Geoff Livingston
Personality Not Included – Rohit Bhargava
Tribes – Seth Godin
Web 2.0: New Tools, New School - Gwen Solomon e Lynne Schrum
Here Comes Everybody – Clay Shirky
Age of Conversation – Gavin Heaton, Drew McLellan
Social Media Marketing An Hour A Day – Dave Evans
Secrets of Social Media Marketing – Paul Gillin
Radically Transparent – Andy Beal e Judy Strauss
Blog Marketing – Jeremy Wright
Web 2.0: New Tools, New School - Gwen Solomon e Lynne Schrum
Blogs Corporativos: Modismo ou Tendência? - Carolina Terra
The Whealth of Networks - Benkler, Yochai / Yake University Press
Estratégia 2.0 para a Mídia Digital - Beth Saad
Redes Sociais na Internet
Raquel Recuero
Blog Corporativo – Fábio Cipriani / Editora Novatec
Tudo que você precisa saber sobre Twitter – Juliano Spyer / Luiz Ferla / Moriael Paiva / Fabiola Amorim (versão PDF)
Para entender a Internet – Vários Autores (versão PDF)
Do Broadcast ao Socialcast – Vários Autores (versão PDF)
Fenômenos Sociais nos Negócios – Charlene Li

Se alguém tiver alguma outra indicação fique a vontade para compartilhar.

Outras referências:

Blog do GJOL – Livros para baixar

Outros posts:

Melhores Práticas em Marketing Digital – Parte 1
Melhores Práticas em Marketing Digital – Parte 2
Lojas Apple, Playstation e Wal-Mart diante da crise
Facebook: Os números da maior rede social do planeta
Nintendo e Sony sentem a pressão da Apple

Cai tráfego originado de links patrocinados, diz estudo

Autor: - Categoria(s): Blogs, comunicação, Gadgets, Games, Governo Digital, Inovação, Internet 2.0, Marketing, Mídias Sociais, Música, Serviços online, Tecnologia, TV Digital Tags: , , , , , ,

Ver todas as notas

41 comentários para “Os melhores livros sobre mídias sociais”

  1. [...] e marketing em mídias sociais e encontrei um post muito bom feito por Marcelo Minutti no Tecnozilla (julho de 2009). O post reúne 26 livros sobre mídias sociais que vão desde uma perspectiva mais [...]

  2. Yuri Ravazani disse:

    Caro amigo. Gostaria muito de uma indicação sua. Quero muito um livro sobre midia online no geral. Algo que fale sobre a midia online em todos os seus aspectos. Tem conhecimento de algum livro legal? Espero que você possa me ajudar. Grande abraço. E continue com o site interessantíssimo e super util para nós do meio digital.

    • Marcelo Minutti disse:

      Olá Yuri,

      O foco dessa lista são mídias sociais, mas acho que você pode fazer uma combinação de alguns títulos que te darão uma ótima visão geral de Mídias Digitiais

      Minha sugestão de livros é:
      1 – The Long Tail (Chris Anderson)
      2 – Estratégia 2.0 para a Mídia Digital (Beth Saad)
      3 – Web 2.0: A Strategy Guide (Amy Shuen)
      4 – Fenômenos Sociais Nos Negócios (Charlene Li)

      Essas sugestões dão ênfase mais na Internet como negócio, ok?

      Espero que tenha ajudado.
      Abs, MM

  3. Carol Terra disse:

    Marcelo, primeiro obrigada pela referência! Também escrevo, pois descobri um livro gratuito também de pensadores de mídias sociais – “Do Broadcast ao SocialCast”, organizado pelo Manoel Fernandes. Bem bacana: http://www.boombust.com.br/do-broadcast-ao-socialcast/. Beijos, Carol Terra (http://meadiciona.com/carolterra)

    • Marcelo Minutti disse:

      Oi Carol, eu que agradeço.

      Sua indicação já está na lista.

      bjs, MM

  4. Lucia Freitas disse:

    Bem completa a sua lista. Eu acrescentaria dois livros gratuitos e muito bons, disponíveis no http://naozero.com.br/
    “Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter” e
    “Para entender a Internet”. Muito bons.

    • Marcelo Minutti disse:

      Lucia, obrigado pela visita.

      Suas indicações foram incluídas na lista.

      Volte sempre.

      Abs, MM

  5. [...] Economia da App Store da Apple Os melhores livros sobre mídias sociais O fim do conteúdo pago Tendência: Atendimento ao cliente nas mídias sociais A Economia da [...]

  6. Marcelo,
    seguem outras sugestões de livros:
    Social Media Marketing:How Data Analytics helps to monetize the User Base in Telecoms…http://amzn.to/UrCnS
    Web Analytics, Avinash Kaushik
    Living Brands,do Raymond Nadeau
    Capitalism 3.0 do Peter Barnes,
    Superbrands 2006 publicado na Brandweek,
    Socialnomics,Erik Qualman

  7. [...] problema do e-reader nos aviões A Economia da App Store da Apple Os melhores livros sobre mídias sociais O fim do conteúdo pago Tendência: Atendimento ao cliente nas mídias sociais A Economia da [...]

  8. [...] Economia da App Store da Apple Os melhores livros sobre mídias sociais O fim do conteúdo pago Tendência: Atendimento ao cliente nas mídias sociais A Economia da [...]

  9. [...] Economia da App Store da Apple Os melhores livros sobre mídias sociais O fim do conteúdo pago Facebook: Os números da maior rede social do planeta A Economia da [...]

  10. [...] problema do e-reader nos aviões A Economia da App Store da Apple Os melhores livros sobre mídias sociais O fim do conteúdo pago Tendência: Atendimento ao cliente nas mídias sociais A Economia da [...]

  11. Oi Marcelo!

    Gostei tanto da lista que incluí grande parte dos livros na minha wishlist e comprei o “The Tipping Point” (Ponto de Virada) do Malcolm Gladwell para o Kindle e o “Tribes” do Seth Godin em papel (ainda não tem para o Kindle).

    Um livro que eu acabei de ler recentemente foi o ótimo “Socialnomics” do Erik Qualman.

  12. [...] da Apple O futuro da interatividade não passa pelo Ginga O problema do e-reader nos aviões Os melhores livros sobre mídias sociais O fim do conteúdo pago Zynga é a empresa que melhor aproveita o potencial das mídais sociais A [...]

  13. [...] futuro da interatividade não passa pelo Ginga O problema do e-reader nos aviões Os melhores livros sobre mídias sociais O fim do conteúdo pago Tendência: Atendimento ao cliente nas mídias sociais A Economia da [...]

  14. Olá!
    Estou fazendo um TCC sobre Webtv e Webtv Corporativa, pode me indicar algum livro?

    Agradeço a atenção,
    Abraço,
    Daniele

    • Olá Daniele,

      Não conheço nenhum livro exclusivamente sobre WebTV. Não sei qual o foco do seu TCC, mas tem esse livro aqui sobre YouTube: “YouTube e a Revolução Digital” de Jean Burgess e Joshua Green, editado em 2009.
      Além disso, tem uma empresa muito boa em WebTV Corporativa chama SambaTech (ela atende várias empresas brasileiras) o site é: http://www.sambatech.com/
      Talvez encontre algo bacana com eles.
      Espero que tenha ajudado.
      Abs

  15. Leandro Lanzarin disse:

    Olá, Marcelo!
    Estou fazendo um projeto de TCC sobre o impacto das redes sociais na área de Recursos Humanos das empresas. Estou encontrando muitos livros, mas que são focados apenas no uso de redes sociais como marketing e publicidade de empresas. Sabe me dar um dica de qual livro é melhor para explorar essa parte de RH?
    Obrigado, desde já, pela atenção. Abs.

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo